ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

quinta-feira, 13 de março de 2008

Educação; cotas é a solução?


Quando abrimos discussão sobre as cotas para negros, abrimos um debate ainda maior: que de forma vívida a relação existente entre o racismo e a desigualdade social permeia nossas vidas. Para Matilde Ribeiro, ex ministra da igualdade racial, é imperativo o confronto com o passado marcado pela desumanização, exploração e violência desmedida aos afrodescendentes.
Segundo o antropólogo José Jorge de Carvalho, dos universitários brasileiros 97% são brancos, 2% são negros e 1% são amarelos. Diante disto surgem organizações e movimentos em busca da igualdade, criam-se cotas como forma de inserir um número maior de negros nas universidades, permitindo que aconteça uma maior mobilidade social através do acesso à educação e da disseminação do conhecimento.
As cotas são apenas um dos meios de facilitar o acesso á educação, porém permite de forma ainda ineficaz e preconceituosa a inserção dos negros nas universidades. Para que todos tenham condições igualitárias e oportunidade de mobilidade social é necessário uma quantidade maior de investimentos voltados ao ensino público básico de qualidade, pois essa é a base para a construção de uma sociedade melhor.
posted by Equipe 05 Ética e Responsabilidade Social at 16:38

2 Comments:

Este comentário foi removido pelo autor.

14 de março de 2008 às 12:37  

Parabéns Galera pelo trabalho!!!! Bjs Eliani

27 de março de 2008 às 16:44  

Postar um comentário

<< Home