ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

sábado, 12 de abril de 2008

Quando as estrelas começarem a cair, me diz, me diz; pr'onde é que a gente vai fugir? (Legião Urbana)


As mudanças ocorridas no modo de vida das pessoas com a incorporação de novos hábitos sociais de consumo e o crescimento populacional geraram um aumento significativo na quantidade e na diversidade de lixo produzido. Inicialmente esse lixo era “combatido e escondido da população: a solução naquele momento era simplesmente afastá-lo dos centros urbanos, descartando-os em áreas mais distantes que passaram a ser denominadas lixões”, conforme Andréa S. Silva¹.
Segundo dados do IBGE, em cerca de 71,5% das cidades brasileiras com serviço de limpeza urbana, os lixo são depositados em lixões, também conhecidos como aterros sanitários, sem que haja uma separação da variedade desse lixo, uma vez que determinadas variedades levam muitos anos para se decompor, e parte dele pode ser reaproveitado. A falta de um tratamento e destinação adequada do lixo tornou-se um sério problema para o meio ambiente. Visando minimizar o problema busca-se alternativas para minimizar o impacto ocasionado, através dos 4 R’s, assim definidos por Vilmar Berna²: Repensar hábitos de consumo e comportamentos. Veja onde você pode economizar e evitar produzir lixo; Reduzir consumo e uso de embalagens e produtos não recicláveis; Reaproveitar materiais; Reciclar resíduos.
Conscientes e mobilizados para a mudança de atitude e comportamento em relação ao reaproveitamento do lixo podemos garantir condições ambientais favoráveis as futuras gerações.
A idéia de separação do lixo doméstico não deve ser responsabilidade apenas das prefeituras. Esta consciência deve estar em cada cidadão, dentro de sua própria casa, reaproveitando embalagens, consumindo produtos cujas embalagens sejam realmente recicláveis.O lixo pode e deve poupar o meio ambiente e ainda ser útil para muitas pessoas.
ABAIXO TABELA³ TEMPORAL DA DECOMPOSIÇÃO DE ALGUNS MATERIAIS:

MATERIAL____________________TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO

PAPEL _____________________ DE 3 A 6 MESES
PANO ______________________ DE 6 MESES A 1 ANO
FILTRO DE CIGARRO _________ 5 ANOS
CHICLETE __________________ 5 ANOS
MADEIRA PINTADA ___________ 13 ANOS
NYLON _____________________ MAIS DE 30 ANOS
PLÁSTICO __________________ MAIS DE 100 ANOS
METAL _____________________ MAIS DE 100 ANOS
BORRACHA __________________ TEMPO INDETERMINADO
VIDRO _____________________ MAIS DE 1 MILHÃO DE ANOS

"É isso. E o tragicômico é que nos referimos aos problemas ambientais como sendo uma "ameaça a natureza". Que nada! A natureza não esta nem aí. Já morreu dinossauro, já houve idade do gelo, chuva de asteróides, e a natureza continua numa boa. Quem vai acabar é a raça humana. A natureza está pouco se lixando para nós."
ARNALDO JABOR para o Jornal Nacional (02/2007)


¹. Disponível em: http://mail.falnatal.com.br:8080/revista_nova/a4_v1/artigo_1.pdf
². Disponível em: http://www.portaldomeioambiente.org.br/especial/coletaseletiva.asp
³. Disponível em: http://www.fibranew.com.br/fibranew/recicle.htm
posted by Equipe 05 Ética e Responsabilidade Social at 09:35

1 Comments:

Notas sobre o post

- Post muito bem elaborado.

- A redação está impecável.

- O tema abordado de forma adequada, com dados corretamente citados (inclusive com a referência para consulta).

- Parabéns pelo trabalho.

16 de abril de 2008 às 13:14  

Postar um comentário

<< Home