ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Incluíndo os excluídos.

A inclusão de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho é um processo pelo qual a sociedade está vivenciando ainda de forma gradual. De acordo com Araújo e Schmidt¹, no Censo de 2000, 14,4% da população brasileira tem necessidades especiais. Esse percentual corresponde a aproximadamente 24,5 milhões de pessoas, cuja média de empregabilidade é de apenas 2,05%.
Inúmeras ações já foram realizadas com o objetivo de garantir emprego a esta parcela da população. Pode-se destacar a inserção da Lei Federal 8213/91 cujo decreto determina que empresas com 100 ou mais funcionários devem destinar de 2% a 5% da vagas para portadores de necessidades especiais, de acordo com o CONADE*. “O objetivo é fazer com que as corporações dêem oportunidades a esses cidadãos não apenas para estar em dia com a Justiça, mas porque eles têm eficiências”, diz Marcos Gonçalves². O mesmo ainda destaca que os deficientes são pessoas ativas, que vêem a necessidade de estudar e atualizar seus conhecimentos para progredir no mercado de trabalho.
Um dos grandes problemas existentes na maioria das organizações é a falta de planejamento de programas específicos que tenham como principal objetivo a adoção de práticas que possibilitem a entrada dessas pessoas no mercado de trabalho de forma competitiva. Tais programas devem levar em conta não apenas as peculiaridades das necessidades especiais dos indivíduos, mas seu potencial de realização, conforme Araújo e Schmidt.
Conforme Dorival Carreira³ o processo de inserção deve ser considerado como um sistema, onde há recursos ordenados e interligados para atingir um objetivo, e na definição do perfil dos cargos o administrador deve conhecer as aptidões e a força de trabalho disponível. Com isso permite a inclusão social de portadores de necessidades especiais e garante uma boa imagem da empresa perante a sociedade.

* CONADE - Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadores de Deficiência Física
¹ Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382006000200007&script=sci_arttext&tlng=e!n
² Disponível em: http://www.manager.com.br/reportagem/reportagem_1697.htm
³ Disponível em: http://www.fgvsp.br/academico/professores/Dorival_Carreira/Omercado.doc
posted by Equipe 05 Ética e Responsabilidade Social at 15:58

1 Comments:

Notas sobre o post

- O tema selecionado é relevante, e adequadamente tratado;

- A redação está clara e bem organizada, facilitando a leitura e compreensão;

- Os argumentos e dados mobilizados são bem expostos;

- As referências foram feitas de forma correta;

- Bom trabalho!

8 de maio de 2008 às 12:25  

Postar um comentário

<< Home